COSMÉTICOS UMA REFLEXÃO SOBRE AS NOSSAS ESCOLHAS
Todos os dias fazemos escolhas que impactam nossa saúde. Muitas pessoas se preocupam com uma alimentação saudável e nossa proposta aqui é despertar também a reflexão sobre o que passamos em nosso corpo, que é quase ou mesmo tão relevante quanto o que botamos para dentro do nosso corpo. Cosméticos de todos os tipos, desde shampoos, sabonetes, cremes corporais ou faciais, desodorantes, maquiagem etc. podem ser absorvidos pela pele e entrar na corrente sanguínea e por isso entender de que são feitos os cosméticos que usamos e como eles podem impactar positiva ou negativamente o nosso organismo é um assunto que merece nossa atenção.
Pesquisa Sobre Ingredientes Polêmicos
Muitas pessoas tem se baseado em pesquisas, testes e relatórios do EWG (Environmental Working Group) para entender o potencial tóxico dos ingredientes em cosméticos. Entre os artigos já publicados relata-se que uma mulher norte-americana usa em média 12 produtos de higiene e beleza por dia, podendo se expor a um total de 126 ingredientes cosméticos. Poderíamos supor que todos esses ingredientes foram testados para garantir que sejam seguros no uso a longo prazo, mas nem sempre este é o caso. “Os produtos são testados para garantir que não causem problemas a curto prazo, como irritação da pele. Mas não são testados quanto à segurança a longo prazo”, diz a Dra. Kathryn M. Rexrode, Professora Associada de Medicina e Chefe da a Divisão de Saúde da Mulher na Harvard Medical School.
Ingredientes polêmicos
Vários ingredientes polêmicos são considerados seguros por Órgãos Federais de Saúde como a ANVISA e o FDA (U.S. Food and Drog Administration) se empregados em pequenas doses na composição dos cosméticos, mas a verdade é que eles podem estar presentes em mais de um produto que você usa e por isso vale a pena se questionar se com o somatório destas pequenas doses diárias, estes ingredientes ainda seriam seguros para você. Vale ainda se perguntar porque na União Europeia mais de 1.600 ingredientes para cosméticos já foram banidos mas a maioria deles ainda continuam liberados para uso em cosméticos na América do Norte e América do Sul.
Além da EWG, existem pesquisas publicadas comprovando que diversas substâncias usadas em cosméticos podem ser prejudiciais à nossa saúde, principalmente a longo prazo, por seu efeito cumulativo. Problemas respiratórios, alergias, irritações cutâneas são apenas alguns deles. Alguns dos ingredientes questionáveis e frequentemente usados na composição de cosméticos de maquiagem, higiene e cuidados com a pele são; Conservantes como Parabenos e Formol, Triclosan, Ftalatos, Cloridrato de Alumínio, Fragrâncias sintéticas e outros e quando estas substâncias são absorvidas pelo nosso organismo, podemos demorar anos para nos livrar delas ou a desintoxicação nem ocorrer.
Os Cosméticos e o Meio Ambiente
E antes de terminar este post, não poderíamos deixar de lembrar que nosso meio ambiente e os animais também são impactados pelas nossas escolhas. Os cosméticos podem conter muitas substâncias químicas nocivas à natureza, podem desrespeitar os direitos dos animais causando o sofrimento e a morte deles e finalmente as embalagens plásticas podem acarretar sérios danos ambientais se não forem corretamente descartadas e recicladas. Ler rótulos, pesquisar sobre os ingredientes dos produtos que usamos diariamente e conhecer os propósitos das marcas que fazem os seus produtos é parte de um caminho de escolha e consumo conscientes e convidamos você a seguir este caminho conosco.